Palestras

Palestra sobre o e-Social realizada em Ibitinga.

A Associação dos Contabilistas de Ibitinga em parceria com a empresa JAP – Consultoria, realizou no último dia 08 de agosto, a Palestra sobre o e-Social.

O evento foi ministrado pelo consultor José Augusto Picão, diretor da empresa JAP – Consultoria, situada na cidade de Ribeirão Preto que apresentou em detalhes o mais novo recurso implantado no SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, o e-Social que desta vez abrangerá a àrea trabalhista com todas as informações integradas em um só sistema para acesso da Receita Federal do Brasil juntamente com a Previdência Social, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho.

O evento foi realizado no auditório do Sindicato Rural de Ibitinga e contou com grande público, estando presentes os profissionais da contabilidade que atuam em Ibitinga e Itápolis, bem como funcionários públicos e advogados.

O evento foi de muita importância do ponto de vista técnico tendo em vista a grande quantidade de eventos e tabelas que deverão ser informados no novo sistema.

Abaixo, algumas imagens do público presente:

 

 

Realizada palestra com o SEBRAE-SP em Ibitinga.

Na manhã desta sexta-feira dia 17/01/2014 nas dependências da FAIBI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga, foi realizada a palestra “A Precificação dos Serviços Contábeis”, também intitulada pelo SEBRAE como “Por Dentro dos Custos, Despesas e Preço de Venda”.

A palestra foi ministrada pelo brilhante palestrante Gustavo Marques que além de analista do Sebrae há mais de 8 anos também é Administrador de empresas, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente, atua na área de políticas públicas e projetos de desenvolvimento de micro e pequenas empresas, é docente de cursos de graduação e pós-graduação e também empresário.

No evento, os participantes tiveram a oportunidade de elucidar dúvidas e conhecer técnicas de apuração de custos e despesas na empresa, no nosso caso, o escritório de contabilidade e, além disso, puderam ouvir do palestrante conselhos que podem melhorar em muito a aplicação correta do preço dos serviços prestados.

Levando-se em conta que preço de venda faz parte do marketing de toda empresa, ficou claro que todo cliente busca pelo menor preço sim, mas, temos que entender que menor preço não significa menor valor.Logo-Sebrae_SP

Explicando melhor: o cliente pode pagar um menor valor, mas, quando comparado a outro valor maior com mais retorno, com mais qualidade e outros fatores importantes agregados ao serviço,  com certeza vai chegar à conclusão que o menor valor pode estar saindo caro.

Foram apresentadas fórmulas de cálculo e sugestões de apuração de custos inclusive como aplicar o mark-up no preço, apurando-se assim o valor justo ao serviço executado.

O evento contou com a participação maciça dos colegas da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Itápolis e de muitos outros de Ibitinga, inclusive de não associados.

O SEBRAE disponibilizará material (slides) sobre o assunto tratado na palestra e, a Associação dos Contabilistas de Ibitinga fará a divulgação nos e-mails dos participantes.

Confira algumas imagens do evento:

 

 

Seminário Virtual sobre o e-Social e DCTF-Prev.

No último dia 28/11/2013 na sala de reuniões da Unimed Ibitinga (Preventiva), foi apresentado o Seminário Virtual sobre o e-Social e o DCTF-Prev.

Seminario eSocial 01Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a mais nova ferramenta do Sistema Sped através da apresentação da Sra. ZENAIDE CARVALHO, Contadora e Administradora especialista em Auditoria e Controladoria, pós graduada em Direito do Trabalho e em Pedagogia Empresarial.

Em virtude da duração de 4 (quatro) horas, o evento foi dividido em duas etapas: primeira parte apresentada no dia 28 e a segunda parte apresentada no dia seguinte de manhã.Seminario e-Social 02

O Seminário exibido demonstrou a complexidade do sistema e alertou a todos os presentes sobre a responsabilidade de inserir as informações de forma correta para não prejudicar clientes e trabalhadores.

Ainda haverá a necessidade de outras apresentações do gênero para que os profissionais da contabilidade consigam o perfeito entrosamento com o sistema.


Presidente da Associação dos Contabilistas realizou Palestra na FAIBI.

No último dia 02 de outubro (quarta-feira), o Presidente da Associação dos Contabilistas de Ibitinga, Sr. Humberto Egydio Caetano ministrou palestra na FAIBI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga com tema relacionado à legalidade da Micro e Pequena Empresa.

A palestra foi realizada a convite do Profº Randal A. Matteucci e direcionada aos alunos do 4º de Administração da FAIBI. Na oportunidade, o Presidente que se apresentou também como um profissional da Contabilidade com experiência de mais de trinta anos na área contábil, representou também o grupo de ex-alunos daquela faculdade passando para o público um resumo da legislação que envolve as MPEs e também apresentando a realidade de hoje onde ocorre a obrigatoriedade da Contabilidade para todas essas empresas. Veja fotos do evento:

CADASTRO TÉCNICO ESTADUAL DAS ATIVIDADES POLUIDORAS

Resolução SMA nº 94/2012.

Palestra_Ibama01

Na foto acima:

Antonio Ap. Santesso vice-presidente, Humberto E. Caetano presidente, Dr. Evandro palestrante, José Ricardo secretário e Dr. Marcio Henrique presidente da Comissão de Cultura e Evento OAB de Ibitinga.

Na oportunidade foram discutidos os aspectos da lei que entrou em vigor recentemente e, o prazo para os profissionais da área para fazerem o cadastro das empresas que se encerra já no início de fevereiro.

São consideradas empresas potencialmente poluidoras aquelas indústrias que operam com matéria prima composta de agentes poluentes ou que pela sua atividade produza poluição. As atividades enquadradas nestas condições estão relacionadas no Anexo I da Lei nº 14.626/2011.

As empresas de bordados são maioria na cidade de Ibitinga no que tange a obrigatoriedade de cadastramento e recolhimento da taxa imposta pela lei.

Estas são algumas das imagens do evento.

 

A Lei Estadual que foi discutida na oportunidade é a de nº 14.626/2011 e foi regulamentada pela Resolução SMA nº 94/2012.
A legislação criada obriga as empresas a efetuarem o cadastro, recolhimento da taxa ambiental e ainda a apresentação de relatórios anuais de suas atividades.
Maiores informações podem ser encontradas no seguinte endereço: www.ibama.gov.br

 

Os comentários estão encerrados.